segunda-feira, 23 de abril de 2012

Programa para auxiliar crianças com dislexia



A Dislexia é uma dificuldade específica no aprendizado da linguagem. É um transtorno neurofuncional que tem causas genéticas e é hereditário. Pode ocorrer em crianças saudáveis, inteligentes, com estímulos sócioculturais adequados e sem problemas de ordem sensorial ou emocional.

Post sobre Dislexia: Clique Aqui

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, é importante realizar o diagnóstico da dislexia "o mais cedo possível, para amenizar ou evitar um comprometimento social e emocional do indivíduo ao longo da sua vida, e, ainda, minimizando os aspectos da dificuldade de aprendizagem".

A boa notícia para pais, professores e profissionais que convivem e atuam com a Dislexia é uma novo programa de computador que auxilia o desempenho de crianças com dislexia nas habilidades de leitura e escrita.

O software foi desenvolvido na tese de doutorado da fonoaudióloga Cíntia Alves Salgado Azoni, pesquisadora do laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos da Atenção (Disapre), da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp sob o título de “Programa de remediação fonológica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento".

Participaram da pesquisa 62 crianças, sendo: 17 crianças com dislexia submetidas ao programa de remediação, 14 crianças com dislexia que não passaram por intervenção e 31 crianças sem diagnóstico que compunham o grupo controle. O programa de remediação foi realizado em 20 sessões. Os resultados da pesquisa mostraram melhora no tempo de nomeação automática rápida, na consciência fonológica, na velocidade de leitura e habilidades de escrita.

Segundo a autora da tese,  o programa tem atividades na qual podem ser utilizadas palavras do contexto-cultural da criança e afirma ainda que há possibilidade de serem desenvolvidas versões do programa para pedagogos e professores,e do programa ser disponibilizado na internet.

Vejam a notícia completa no Jornal da Unicamp: Clique Aqui.
Essa notícia também foi publicada na Folha: Clique Aqui.

É ou não é uma ótima notícia!!?


Ficou curioso?? Quer mais informações sobre o dislexia e o tratamento para dislexia??
Entre em contato conosco: neuroniosnodiva@gmail.com



Fonte: Associação Brasileira de Dislexia e Jornal da Unicamp.




Daniela Tsubota Roque
daniela.tsubota@gmail.com



Neurônios no Divã: Psicologia e Neurociências
Blog feito por psicólogas que acreditam em neurônios
http://www.neuroniosnodiva.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário