sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Perda de Memória em Idosos

Um novo estudo publicado na edição impressa de 03 de janeiro de 2012, da revista Neurology®, o jornal médico da Academia Americana de Neurologia mostra novas pistas a respeito de porque alguns idosos podem estar perdendo a memória. 

A novidade desse estudo é que ele examina pequenos derrames cerebrais (silent strokes) e a diminuição do hipocampo que é uma estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro humano, considerada a principal sede da memória. 

Esse estudo contou com a participação de 658 idosos acima de 65 anos de idade e sem indícios de demência. Foram feitas ressonâncias magnéticas e avaliações neuropsicológicas para avaliar a memória, linguagem, velocidade de processamento de informação e percepção visual. 

O estudo constatou que 174 idosos tiveram pequeninas manchas no cérebro (pequenos derrames) que representam mortes de células cerebrais. Esse resultado foi comparado com o desempenho nas avaliações neuropsicológicas e mostrou que esses idosos também apresentavam piores resultado em testes de memória do que aqueles sem esses pequenos derrames.

Esse resultado levou os pesquisadores a concluir que pequenos derrames associado a menor volume do hipocampo parece estar associado com essa perda de memória. 




Rosani Ap. Antunes Teixeira
Neurônios no Divã

Nenhum comentário:

Postar um comentário