quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Autismo e Insensibilidade Social

A preocupação com a nossa reputação afeta a forma como nos comportamos em situações sociais. Muitas de nossas ações são influenciadas pelo fato de podermos ser vistos e avaliados por outras pessoas. Assim, a reputação pode ser um aspecto bastante importante para a vida em sociedade. 

Distúrbios do espectro autista são uma classe de transtornos de neurodesenvolvimento com uma incidência estimada perto de 1%, e caracterizado em parte por deficiências profundas das interações sociais. As dificuldades sociais encontradas por pessoas autistas são especialmente notáveis em autistas de alto funcionamento e muitas vezes é o único componente incapacitante na vida diária. 

Em uma pesquisa recente publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas analisaram 21 indivíduos sendo 10 autistas e 11 controles, que tinham que fazer doações em dinheiro para a UNICEF sob duas condições: - 1ª em uma sala sozinho;  - 2º em uma sala junto com um observador.

Os pesquisadores verificaram que os controles doaram mais na presença do observador enquanto os autistas não. Esses resultados indicam que os indivíduos autistas têm uma dificuldade específica para levar em consideração a sua reputação aos olhos dos outros, ou seja, para eles a reputação não funciona como um incentivo para o comportamento social. 

Nós estamos o tempo todo pensando sobre o que as outras pessoas pensam de nós, certo? Os indivíduos autistas não.
Parece ser essa, a grande diferença!!!

Fonte:
K. Izuma, K. Matsumoto, C. F. Camerer, R. Adolphs.Insensitivity to social reputation in autism. Proceedings of the National Academy of Sciences, 2011; DOI:10.1073/pnas.1107038108

Rosani Ap. Antunes Teixeira
Neurônios no Divã

Nenhum comentário:

Postar um comentário