quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Jogos de videogame melhoram a percepção e cognição?

Nós sabemos que os jogadores de videogames sempre superam os não jogadores, mas será mesmo que as práticas de jogos aumentam as habilidades de percepção e cognição? 

As evidência sugerem uma forte relação entre a experiência de jogo e outras habilidades cognitivas, mas deficiências metodológicas ainda não nos deixam conhecer a verdade. 

Walter R. Boot, Daniel P. Blakely e Daniel J. Simons do departamento de psicologia da Universidade de Florida - USA discutem esses dados em seu novo artigo “Do action video games improve perception and cognition? Na revista Frontiers in Psychology, 2011. 

Um dos princípios fundamentais da aprendizagem é que o desempenho melhora com a prática. E interessante verificar que isso ocorre quando os participantes são treinados em tarefa cognitiva, geralmente seu desempenho é muito melhor na segunda vez. No entanto, em estudos com treinamento de jogos de vídeo verificam-se que os grupos controles não melhoram seu desempenho quando repete as mesmas tarefas após o treinamento. 

E em estudos comparativos entre jogadores e não jogadores onde se verifica um melhor desempenho dos jogadores quando comparado com os não jogadores, mas a diferença pode não ser causada pelo treinamento do jogo: as pessoas podem se tornar jogadores, porque possuem habilidades necessárias para se destacar nesses jogos, e não porque os jogos influenciaram nas habilidades. 

Os autores destacam ainda, que o jogo é uma grande promessa como uma técnica de treinamento para transferências de habilidades. E que estudos futuros poderão ajudar a definir a extensão dos possíveis benefícios dos jogos para a percepção e cognição. E o mais importante, tal teste podem ter implicações muito além da pesquisa e podem chegar até a ajudar os pesquisadores a desenvolver intervenções para tratar distúrbios de visão, distúrbios atencionais e minimizar os efeitos do envelhecimento cognitivo. 


Fonte:
Walter R. Boot, Daniel P. Blakely, Daniel J. Simons. Do Action Video Games Improve Perception and Cognition? Frontiers in Psychology, 2011; DOI:10.3389/fpsyg.2011.00226


Rosani Ap. Antunes Teixeira
Neurônios no Divã

Nenhum comentário:

Postar um comentário