sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Transtorno de Ansiedade

Existem muitos tipos de transtornos de ansiedade, e incluem o “transtorno do pânico”, “transtorno obsessivo compulsivo”, “transtorno de estresse pós-traumático”, “transtorno de ansiedade social”, “fobias específicas” e “transtorno de ansiedade generalizada”. 

Então vamos falar um pouco sobre a ansiedade. A ansiedade é uma emoção normal que todos nós experimentamos em determinados momentos de nossas vidas. A maioria das pessoas se sentem ansiosas quando tem algum problema a ser resolvido no trabalho, antes de fazer algum teste/prova, antes de tomar alguma decisão importante, ou ainda, quando algo importante está prestes a acontecer. Isso é a coisa mais natural do mundo. 

Mas o problema está justamente quando essa ansiedade começa a causar sofrimento, impedindo a pessoa em levar uma vida normal e saudável. Para a pessoa com transtorno de ansiedade a preocupação e o medo são constantes e muito intensos, podendo até se tornar incapacitante. 

Os sintomas gerais desses transtornos são: 
Sentimento de pânico; 
• Medo incontrolável;
• Pensamentos obsessivos e repetitivos;
• Comportamentos ritualizados;
• Problemas para dormir;
• Falta de ar;
• Palpitações;
• Tonturas;
• Náuseas e outros.

As causas desses transtornos ainda não são muito bem conhecidas, mas, muitos dos distúrbios são causados por uma combinação de fatores, entre eles alterações cerebrais e estresse ambiental. Dentre as mudanças cerebrais podemos destacar que o estresse grave ou de longa duração pode mudar o equilíbrio de substâncias químicas no cérebro. E dentre as causas ambientais podemos dizer que determinados fatores ambientais (como um trauma, por exemplo) pode desencadear um transtorno de ansiedade. 

O tratamento pode ser feito através de medicamentos (antidepressivos e ansiolíticos), psicoterapia (ajuda a lidar com os problemas emocionais causados pela doença) e mudanças no estilo de vida

Nas próximas publicações, vou falar um pouco mais sobre cada um dos transtornos separadamente! Até a próxima!

Rosani Ap. Antunes Teixeira
psic_rosani@yahoo.com.br
Neurônios no Divã

Nenhum comentário:

Postar um comentário