segunda-feira, 14 de março de 2011

Música para os meus olhos!

É isso mesmo, Música para os meus olhos!!!

Você já sabe que ouvir música nos leva a uma experiência de felicidade e prazer. Basta olhar a sua volta e verá dezenas de pessoas com seus fones de ouvidos, se deliciando com os mais diversos estilos músicais.


Uma pesquisa da Universidade McGill, no Canadá mostrou que a dopamina (substância cerebral que está ligada a prazeres) é liberada durante o auge das respostas cardíaca, respiratória e da pele, refletindo a sensação emocional que o ato de ouvir música proporciona. Isso ajuda a explicar porque a música possui um alto valor em todas as sociedades humanas.


Mas... Música para meus olhos ???
Sim. Música para os meus olhos... Essa é a conclusão de outro estudo feito na mesma universidade, pelos pesquisadores Bradley W. Vines, e colaboradores.


Os cientistas recrutaram 30 voluntários e apresentaram a eles um solo de clarinete de Straviski (realizado de forma contida, normal e exagerada). Os resultados mostraram fortes evidências de que o componente visual, ou seja, assistir a apresentação de uma música contribui para uma comunicação emocional. Explicando melhor, se você assistir e ouvir a uma interpretação musical provavelmente você terá uma intensificação do prazer. Isso mesmo, assistir e ouvir a uma música proporciona ainda mais prazer do que só ouvi-la.

Então, diante desses resultados, todos nós merecemos muito mais músicas para nossos olhos!!!


Fonte:
   Bradley W. Vines, Carol L. Krumhansl, Marcelo M. Wanderley, Ioana M. Dalca , Daniel J. Levitin. Music to my eyes: Cross-modal interactions in the perception of emotions in musical performance. Cognition 118 (2011) 157–170.
  Valorie N Salimpoor, Mitchel Benovoy, Kevin Larcher, Alain Dagher & Robert J Zatorre. Anatomically distinct dopamine release during anticipation and experience of peak emotion to music. Nature Neuroscience 14 (2011) 257-262.

Rosani Ap. Antunes Teixeira
psic_rosani@yahoo.com.br
Neurônios no Divã: Psicologia e Neurociências

Nenhum comentário:

Postar um comentário