sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bem-vindos ao Neurônios no Divã


O curioso nome batizado em nosso blog reflete uma marca profissional do nosso grupo e também uma filosofia de trabalho: "sim, acreditamos em neurônio" ou "sim, neurônios existem".

Possivelmente a curiosidade e a estranheza com tais afirmação sejam reações lógicas, contudo nem sempre é isso que encontramos em nossa prática profissional. Não é incomum nos depararmos com colegas, profissionais em saúde mental, que simplesmente esquecem da existência de fatores fisiológicos no desencadeamento dos comportamentos e dos sintomas psíquicos e com isso acabam "psicologizando" tudo que vem pela frente, de gripe a joanete.

Afirmar a existência de neurônios e acreditar nos fatores fisiológicos e biológicos dos comportamentos e sintomas não é negar a indiscutível influência do psiquismo sobre a fisiologia humana. E as diversas  pesquisas em neurociências estão aí para que não esqueçamos isso (Psychotherapy Found to Produce Changes in Brain Functions Similar to Drugs).

O trabalho do psicólogo deve somar os  conhecimentos dos aspectos psicológicos e sociais aos conhecimentos biológicos e fisiólogicos, permitindo a compreensão do indivíduo como um todo e de seus comportamentos e sintomas sob a ótica multifatorial.

Nossa proposta de trabalho e visão psicológica, a despeito das nossas diferentes visões teóricas,  tem como  base a soma dos conhecimentos sobre os NEURÔNIOS e dos conhecimentos sobre o DIVÃ.

Sejam Bem-Vindos e Boa Terapia!!!!


Daniela Tsubota Roque

Neurônios no Divã: Psicologia e Neurociências
Blog feito por psicólogas que acreditam em neurônios
www.neuroniosnodiva.blogspot.com

Um comentário:

  1. Olá meninas,

    Adorei a iniciativa! Acho muito ousado e desafiador falar de neurônios e suas influências na prática e na teoria da psicologia! Sim, os neurônios estão aí, impulsionando nossas vidas!!

    Também acredito em neurônios!

    Boa sorte!!!

    Já estou seguindo e divulgando o blog!

    beijos, Renata Luder

    ResponderExcluir